POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PROPOSTA DE UM PORTAL PARA GESTÃO DE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

Wilian Feitosa, Robson Barbosa, ELIANA AMARAL RODRIGUES, Fernanda Sampaio

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar o funcionamento do processo de acolhimento institucional de crianças e adolescentes superdotados ou com altas habilidades no sistema educacional brasileiro diante dos principais dispositivos legais. O processo investigativo deste trabalho inicialmente consiste na análise contextual do objeto, por meio de revisões bibliográficas objetivando responder questões como: qual o desdobramento das leis que envolvem alunos diagnosticados com AH/SD? quais as políticas educacionais que abarca tais questões? e quais são as principais ações inclusivas?, e posteriormente na proposta de fortalecimento dos Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas NAPNE, de maneira que possa contar com a criação de um portal que gere um banco de dados que facilitando o processo de identificação, acolhimento e assessoria destes alunos, podendo ser criada inclusive uma parceria para auxiliar o desenvolvimento do aluno, e o fortalecimento de vínculos entre esse projeto e a instituição, tendo em vista a verossimilhança de empresas se instalarem em centenas de campus junto dos alunos com AH/SD para um possível êxito que se almeja na Educação Inclusiva.


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